sexta-feira, 9 de novembro de 2012

GOVERNADORES AGEM COMO GALINHAS.



Você leitor já ouviu dizer sobre a maior diferença entre as galinhas e as águias. Não? Esclareço.

Refiro-me ao modo de condução de cada animal na busca da sobrevivência, especialmente do alimento.

A águia é animal imponente que sempre alça voos altos e mantém a cabeça erguida de sorte a sempre enxergar longe, muito além daquilo que está próximo.

A galinha, de seu lado, anda sempre com a cabeça baixa, vendo e buscando apenas aquilo que está logo debaixo de seu bico. É incapaz de ver além.

Pois bem, a recentíssima aprovação da redistribuição dos royalties do petróleo na Câmara dos Deputados nos mostra, sem máscaras, quem é águia e quem é galinha.

Antes, entretanto,é necessário contextualizar o leitor dizendo, que a medida altera sobremaneira o pagamento de royalties pela extração de petróleo, retirando valores dos Estados produtores e realocando-os nos demais Estados da Federação. Busca-se, ainda que em tese, uma maior justiça. Em síntese, é isso.

E, claro, o fato vem criando uma enorme polêmica entre os governantes que ora perdem receita e os que, doravante, poderão gozar de uma arrecadação mais generosa. No meio, o Governo Federal, a quem cabe o poder de veto. O governador do Rio de Janeiro, por exemplo, disse que, caso a medida prospere, ficam inviáveis a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Nada obstante, demais do evidente motivo da celeuma, é necessário arguir para que tanto barulho.

Guerreiam os governantes na busca de recursos destinados a investimento ou ao pagamento de despesas correntes, hodiernas, tais como juros das dívidas contraídas em função da incapacidade de gestão?

Senhoras e senhores, o petróleo é fonte de energia (e riqueza) não renovável. Seria um verdadeiro crime praticado contra as gerações futuras fazer tabula rasa dos recursos provenientes da extração de tamanha fortuna mineral descoberta em nossos mares.

Entretanto, o que se vê é uma discussão rasa e fraca na busca apenas do financiamento da máquina.

É imperativo que, seja quem for o gestor dos royalties, o uso do dinheiro esteja plenamente vinculado ao financiamento da educação, à realização de investimentos em infraestrutura, enfim em benefício público.

Países do oriente, reconhecidos pela produção de petróleo, planejam, desde muito, a vida sem a fonte petrolífera, que, certamente, secará. Alguns já gozam da oportunidade de viver exclusivamente do turismo, tamanha sua capacidade de ordenação.

Mas, como disse, não é isso que se desenha por aqui. A disputa é mesquinha.

Os Governadores, pelo menos por ora, demonstram que agem como galinhas e repelem o olhar da águia, tão importante ao mister que lhes incumbe.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário